Mais de cem idosos do lar de assistência à pessoa da terceira idade, denominado Beiral, no Distrito Urbano do Rangel, celebraram, esta sexta-feira, a festa de Natal, de forma antecipada, numa iniciativa da empresa Ary Barros, enquadrada no Dia Mundial do Idoso, assinalado a 1 de Outubro último.
Mateus Xavier
Durante o evento, os idosos tiveram a oportunidade de confraternizar em ambiente de festa, animada por palhaços, música ao vivo e dança, sendo o momento de descontracção sido marcado, ainda, com a entrega de brindes e cestas básicas com bens não perecíveis.
O grande objectivo, segundo Artur Barros da Costa, mentor da iniciativa solidária, visa proporcionar aos utentes do centro de acolhimento de pessoas da terceira idade momentos de alegria e satisfação, num ambiente festivo.
“Tomamos a iniciativa de promover este Natal fora de época com os nossos idosos do Beiral, porque sentimos a necessidade de alegrá-los e dar-lhes uma atenção especial, porque merecem o nosso respeito e consideração. Quisemos proporcionar, por isso, momentos de satisfação e alegria a esta franja da sensível da sociedade. Queremos dar o nosso contributo, ajudando os idosos a sentirem-se acarinhados”, disse, para em seguida sublinhar que a actividade enquadrou-se nas celebrações do Dia Mundial do Idoso.
“A nossa expectativa é a de poder proporcionar momentos de felicidade aos idosos, de formas que eles se sintam, de facto, acarinhados. Queremos ajudar a dar alegrias aos nossos mais velhos”, acrescentou.
O Lar Beiral, recorde-se, foi construído em 1963 e beneficiou de obras recentes de reabilitação e modernização, em virtude do estado de degradação que apresentava, com realce para fissuras e problemas eléctricos.