Uma iniciativa que marca o compromisso contínuo com as futuras gerações, traduzindo-se em acções concretas que criam oportunidades e incentivam o empreendedorismo, como contributo necessário para a resolução dos desafios do desenvolvimento económico e social.
A Sonangol, representada pelo seu PCA Gaspar Martins, sob a chancela do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) procedeu, a 6 de Dezembro, ao lançamento oficial do Projecto SonaJovem 5.0 “Ideias que transformam”, uma iniciativa que visa impulsionar 50 ideias de jovens angolanos e transformá-las em negócios sustentáveis, contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento nacional.
Ao proceder a abertura da cerimónia, Diamantino Azevedo, ministro de tutela, realçou que “Angola precisa de jovens comprometidos com o aprender, com o saber, com o melhorar o país” e reconheceu o importante papel do Projecto, felicitando a Sonangol pela iniciativa. Esperamos, agora, disse o ministro, “que se inscrevam o maior número de jovens para selecção e que, no final, possamos colher as melhores ideias e que essas ideias sejam efectivamente implementadas, e contribuam para a nossa economia, para a criação de emprego e, acima de tudo, para o desenvolvimento do talento dos nossos jovens”.
Por seu lado, a ministra da Educação, Luísa Grilo, igualmente presente no acto, parabenizou a Sonangol pela iniciativa, tendo reiterado que “a juventude precisa de oportunidades para mostrar a diversidade de talento e de competências de que é detentora”. De igual modo, caracterizou o Projecto como muito importante, tendo garantido o apoio do sector que dirige na divulgação junto dos diferentes institutos, para promoção do autoemprego nesse extracto social.
Esse posicionamento foi corroborado por Edson Barreto, director do Gabinete de Quadros da Presidência da República, que considerou o Projecto como “uma excelente iniciativa e oportunidade para os nossos jovens detentores de ideias transformarem em negócios”. Com este Projecto, acrescentou, podem tirá-las do papel e concretizá-las, tendo realçado que a conjugação de esforços com a Sonangol, resulta do facto de se ter acreditado nos objectivos dessa iniciativa.
Por seu turno, Gaspar Martins, o PCA da petrolífera de bandeira, ressaltou o alinhamento do projecto com a visão e valores da empresa, notando que, “nós, como empresa que está a chegar aos 50 anos, precisávamos de fazer alguma coisa para além do que já se fez, e isso tem muito a ver com parte daquilo que é a nossa responsabilidade. O futuro desta nação são estes jovens que estão aqui”, acrescentou, incentivando o público a aderir a esta proposta de mudança, por “contribuir para aquilo que é um dos maiores legados que podemos deixar. Precisamos de empreendedores que ajudem a fazer este país pulsar”.
De acordo com referências detalhadas feitas por Edson Pongolola, coordenador do Projecto, esta iniciativa marca o compromisso contínuo com as futuras gerações, traduzindo-se em acções concretas que criam oportunidades e incentivem o empreendedorismo, como contributo necessário da Sonangol para a resolução dos desafios nos seguintes eixos: Diversificação da economia e sustentabilidade; Desenvolvimento social e inclusão; Infraestruturas e acesso a serviços; Capacitação e empregabilidade.
Com este primeiro passo, estão abertas oficialmente as inscrições que darão lugar à selecção dos 100 primeiros candidatos e, futuramente, aos 50 potenciais negócios protagonizados por jovens.
Todas as fases do programa poderão ser acompanhadas através do site oficial www.sonajovem.co.ao.
Para além das entidades já referenciadas, testemunharam ainda o momento, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, representantes de órgãos do Estado, o DG do IRDP, Luís Fernandes, membros do Conselho de Administração da Sonangol, representantes das várias instituições envolvidas, além do público juvenil.
Referências do SonaJovem 5.0 – Ideias que Transformam!
Estão abertas as candidaturas para o SonaJovem 5.0, programa que valoriza jovens talentos com ideias inovadoras para construir um país melhor. Se tens entre 18 e 40 anos e uma ideia que pode transformar a tua comunidade e o futuro de Angola, esta é a tua oportunidade!
Porquê participar?
• Dá vida às tuas ideias.
• Contribui para o desenvolvimento do país.
• Conecta-te com outros jovens inspiradores e cria impacto positivo.
Quem pode participar?
Jovens angolanos entre 18 e 40 anos, de todas as províncias, com criatividade, paixão e vontade de fazer a diferença.
Como candidatar-se?
•Acesse o site www.sonajovem.co.ao ou use o QR Code na imagem para inscrever-se.
•Data limite: Não perca tempo, inscreva-se já!
Transforma a tua ideia em acção! Juntos, construímos um futuro melhor para Angola. O SonaJovem 5.0 está à tua espera!
Siga-nos em:
Instagram e Facebook: @sonangoloficial
Site oficial: www.sonajovem.co.ao