MINORIAS ETNOLINGUISTICAS DE ANGOLA: DESENVOLVIMENTO, INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO

POR: LUÍS SILVA CARDOSO

E é precisamente por isso que a questão das minorias etnolinguísticas de Angola não deve ser tratada como uma questão meramente cultural. É simultaneamente uma questão de economia política, demografia, território, cidadania, desenvolvimento, reprodução social e responsabilidade do Estado.

PARTE II – OS CAMINHOS

Minorias etnolinguísticas de Angola: desenvolvimento, integração e responsabilidade do Estado.

Como garantir a integração com dignidade.

1 – Da perda dos meios de subsistência à perda da continuidade cultural

É aqui que a questão económica se transforma numa questão antropológica. Uma cultura não sobrevive apenas porque existem pessoas que se identificam com ela. Ela precisa de mecanismos de transmissão e reprodução.

Uma língua precisa de ser falada entre gerações. Um conhecimento tradicional precisa de ser transmitido. Uma prática cultural precisa de encontrar espaço social para ser exercida. Um território precisa de continuar disponível.

Quando a pressão económica provoca a saída sistemática desses jovens e quando os mecanismos tradicionais de reprodução são simultaneamente enfraquecidos, pode surgir um processo cumulativo: perda dos meios de subsistência -> procura de rendimento fora -> migração -> afastamento territorial -> enfraquecimento da transmissão intergeracional -> perda linguística ou cultural -> maior integração e eventual assimilação.

Não se trata de afirmar que esta sequência ocorrerá necessariamente. Trata-se de reconhecer que ela é socialmente plausível e empiricamente verificável. E é precisamente porque não é inevitável que a intervenção pública se torna relevante.

2 – Reprodução social: a questão central

O que está em causa não é simplesmente a preservação de um “modo de vida tradicional”. É a capacidade de uma comunidade se reproduzir socialmente em condições de transformação económica.

Essa reprodução possui várias dimensões: económica, demográfica, territorial, linguística, cultural e institucional.

Uma comunidade pode continuar a existir fisicamente e, contudo, perder progressivamente a capacidade de reproduzir algumas destas dimensões. É por isso que a simples contagem populacional não basta para avaliar a continuidade de uma comunidade.

3- A questão territorial

Nenhuma política de preservação cultural será plenamente eficaz se ignorar a dimensão territorial. Não se preserva uma cultura apenas através de festivais, museus ou registos documentais.

Se uma comunidade depende historicamente de determinados espaços para a pastorícia, caça, pesca, recolha ou agricultura, a perda de acesso a esses espaços pode produzir consequências que vão muito além da economia.

Por isso, desenvolvimento e preservação cultural não deveriam ser tratados como objectivos contraditórios.

4 – A questão linguística

A língua constitui um dos indicadores mais sensíveis da continuidade cultural. Quando uma língua deixa de ser transmitida às crianças, não desaparece apenas um instrumento de comunicação. Perdem-se categorias de pensamento, conhecimentos sobre o território, memória colectiva.

É significativo que o próprio Estado angolano esteja a desenvolver iniciativas relacionadas com a valorização das línguas nacionais. Em 2025, foi submetida a consulta pública uma proposta de Lei das Línguas de Angola.

A aprendizagem do português, por exemplo, não significa necessariamente abandono da língua de origem. O problema não é o plurilinguismo; é a substituição linguística quando uma língua deixa de encontrar condições sociais para ser transmitida.

5 – A representação política

Quem fala em nome dessas comunidades? Uma política pública concebida exclusivamente por técnicos externos pode ser bem-intencionada e, ainda assim, não compreender integralmente as necessidades da população.

A representação das próprias comunidades deve constituir parte da solução, assegurando mecanismos efectivos para participação nas decisões relativas aos seus territórios, educação, línguas, políticas culturais e desenvolvimento local.

6 – Cinquenta anos depois da Independência

Angola proclamou a sua independência em 1975. Cinquenta anos de soberania constituem tempo suficiente para que a Nação faça uma pergunta sobre si própria: que lugar ocupam as suas comunidades mais pequenas no projecto nacional?

As comunidades minoritárias não devem ser vistas como vestígios de um passado que o desenvolvimento inevitavelmente eliminará. São comunidades vivas, compostas por cidadãos angolanos, com direito ao desenvolvimento, à educação, à saúde e à preservação da sua identidade.

7 – Uma nova responsabilidade do Estado – Os 9 pilares

O Estado angolano dispõe já de uma base constitucional. O passo seguinte deveria ser transformar essas iniciativas numa política nacional integrada, assente em:

 1 – Conhecimento – estudos demográficos, antropológicos e linguísticos sistemáticos

 2 – Educação intercultural – respeitar realidades locais

 3 – Desenvolvimento económico – criar oportunidades sem obrigar à migração

 4 – Protecção dos meios de subsistência – garantir bases materiais

 5 – Língua e cultura – documentar e ensinar línguas em risco

 6 – Participação – garantir participação efectiva

 7 – Representação – assegurar que não sejam invisibilizadas

 8 – Monitorização – indicadores de população, migração, língua e cultura

 9 – Avaliação das consequências – avaliar efeitos sobre permanência territorial e transmissão cultural

8 – A hipótese que precisa de ser investigada

Quanto menor for a capacidade de uma comunidade gerar localmente meios de subsistência, rendimento, educação e serviços compatíveis com as aspirações dos seus membros, maior poderá ser a pressão para procurar essas oportunidades fora da comunidade; se essa saída for predominantemente permanente e não houver mecanismos de retorno, poderá ocorrer um enfraquecimento progressivo da reprodução económica, demográfica, linguística e cultural.

Deveria ser possível medir: quantos jovens deixam a comunidade, quantos regressam, que língua utilizam com os filhos, e quais as condições que favorecem o retorno.

9 – Conclusão

O futuro das pequenas comunidades etnolinguísticas de Angola não deve ser entregue nem à inevitabilidade económica nem à nostalgia cultural. Entre a marginalização e a assimilação existe uma terceira possibilidade: a integração com dignidade.

Uma Angola moderna não precisa de ser uma Angola culturalmente homogénea. Uma comunidade não deve ser obrigada a escolher entre a pobreza e a perda da sua identidade.

O desafio do Estado é criar condições para que possa escolher o desenvolvimento sem deixar de ser quem é. Porque uma cultura que desaparece não perde apenas a comunidade que a pratica. Perde-a também a Nação que deixa de a transmitir às gerações futuras.

E é precisamente por isso que a questão das minorias etnolinguísticas de Angola não deve ser tratada como uma questão meramente cultural. É simultaneamente uma questão de economia política, demografia, território, cidadania, desenvolvimento, reprodução social e responsabilidade do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR