O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, recebeu terça-feira (12) o presidente da Associação Japonesa para a Economia e Desenvolvimento de África (AFRECO), Tetsuro Yano, que foi acompanhado pelo embaixador do Japão, Maruhashi Jiro, e do representante do JICA em Angola, Yoshihiro Miyamoto.
O encontro teve como objectivo o estreitamento das relações de cooperação entre Angola e o Japão.
Na ocasião, o ministro João Baptista Borges agradeceu ao Governo japonês pelo apoio que tem prestado à República de Angola, especialmente nas questões relacionadas com o desenvolvimento do Sector Energético, tendo enaltecido a conclusão do Plano Director do Sector da Energia até 2050.
Durante o encontro, foram igualmente abordadas as perspectivas da implementação de outros projectos, nomeadamente, a de Construção da Linha de Transmissão da Região Sul e a Instalação de uma Central Térmica a gás de 750 Megawatts, na Província do Namibe.
O ministro solicitou à parte japonesa a observância de celeridade na implementação dos projectos previstos no quadro da cooperação bilateral, tendo em conta a urgência que o Governo angolano tem com relação à expansão do acesso de energia eléctrica as populações ainda desprovidas deste bem que constitui um grande desafio para o Sector.
João Baptista Borges reafirmou, de igual modo, o interesse do Governo de Angola em continuar a contar com a colaboração do Japão no desenvolvimento do sector eléctrico, tendo em consideração à qualidade dos equipamentos produzidos pela indústria japonesa. O Presidente da Associação para Economia e Desenvolvimento de África (AFRECO), Tetsuro Yano, agradeceu esse reconhecimento e prometeu fazer todo esforço para que a cooperação entre Angola e Japão no domínio da energia possa crescer ainda mais.
A reunião contou ainda com a participação de outros altos responsáveis do Ministério da Energia e Águas.
Fonte: www.kesongo.com
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.