Suspende-se o carácter…!

Benja Satula*

Diz-se que “o carácter é como uma pedra preciosa, e mínima falha retira-lhe imenso valor”. Mas, para que algo perca valor, tem de ter algum antes pois, de contrário, nem se fala nisso. Por isso, observo com tristeza muito do espectáculo dos discursos intolerantes, ofensivos e injuriosos contra outras pessoas e as vezes recíprocos, ao invés de se melhorar os argumentos. 

Assusta ainda mais o “status” dos protagonistas, e aí sim, remetem-me à lógica dos “túmulos caiados”. Fazem-me pensar no investimento na aparência e na farsa que se desmacara e trazem à baila o que os inúmeros “trajes a pavão”, com belas plumas e marcas arrepiantes, as luxuosas viaturas, os sotaques bem falantes, os infindáveis títulos, mas não são mais do que esconderijos de inúmeras “almas raquíticas”, destituídas de carácter e ávidas a garantir ou assegurar, a qualquer custo, o tacho e as benesses.

Certo é que não é nenhuma novidade, desde os imemoráveis tempos de Esaú (Genesis 27, 19-30) que muitos estão dispostos em trocar a “progenitura” pelo prato de lentilha: sucedeu aos guerrilheiros em 1975, aumentou de tom em 1977, transmutou-se em 1979, desde 2002 ganhou contornos ilusórios e em 2017, apregoou-se que estava enterrado. E qual fénix no meio das chamas, reergueu-se em 2022 e paira, como big brother, sob todos os pontos cardeais e colaterais da nossa terra!

Envergonhado por tudo isso, pergunto-me: o que ganha um chefe de família, um irmão, tido por exemplar, um titular de cargo político ou público, professor, tido por renomado, vender o carácter, abraçar o insulto e a mentira? Para garantir um “lugar ao sol” e daí “usurpar a sua parte” no quinhão de todos? Como vive alguém que sabe que o tem e o que pretende ter com o que o “lugar ao sol” lhe dá como resultado da desgraça de todos? Que dirão amanhã? Não ligues era uma questão de política e de campanha? Que é resultado da sua inata competência? 

Tem mesmo de ser assim? Vale mesmo a pena que assim seja? Cá por mim, digo aos meus irmãos e amigos, se um dia assim me portar, não mereço a vossa consideração. Podem escarnecer de mim. E aos que estão tentados, peço-vos mantenham-se firmes e não lancem esgoto abaixo, o vosso precioso carácter. Porque é o bem espiritual mais valioso que possuís.

*Jurista, in Facebooc (11.08.2022)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR