DENÚNCIA PÚBLICA. ANALISTA ORLANDO MUHONGO É VÍTIMA DE AMEAÇAS POR CRITICAR RELAÇÃO DE ANGOLA COM OS EUA

O analista de Política Internacional, Orlando Victor Muhongo, colaborador desta plataforma de informação generalista, tem sido alvo de ameaças contra a sua integridade física por parte de indivíduo(s) até ao momento desconhecidos, por expressar a sua opinião crítica, relativamente às ligações do governo dos Estados Unidos da América com o governo de Angola.

Em Dezembro de 2024, Orlando Muhongo foi convidado pela Multipolar TV, um canal da imprensa digital de Portugal, para abordar o impacto da deslocação a Angola do presidente dos EUA, Joe Biden, assim como sobre as incidências em torno do investimento americano no Corredor do Lobito.

Dias depois da referida abordagem, o Analista recebeu as primeiras mensagens com tom ameaçador, enviadas pelo contacto 956 150 240, com o seguinte teor: “Sr Orlando, se gostas da tua vida pare de mandar bocas sobre a política do governo”“ …deixe o presidente trabalhar na relação com os americanos. Ests avisado”

Deduzindo que se podia tratar de uma brincadeira estúpida, Orlando Muhongo pediu que o remetente se identificasse. Não tendo acontecido, resolveu não dar muita importância ao facto. No entanto, já na primeira semana de Janeiro de 2025, voltou a receber ameaças do mesmo contacto telefónico, por via da 
seguinte menagem: “Sr Orlando, aconselhamos a falar com os teus amigos portugueses para apagarem do YouTube, o vídeo aonde falas do Governo de Angola e dos Estados Unidos”“no seja teimoso. Vais perder a vida”.

Diante das ameaças recorrentes e da gravidade das mesmas, Orlando Muhongo procedeu à participação junto do Serviço de Investigação Criminal afecto ao Comando Municipal da Polícia Nacional de Belas.

Orlando Victor Muhongo é formado em Relações Internacionais, e há 17 anos que tem colaborado como Analista de assuntos internacionais em diversos veículos de imprensa nacionais e estrangeiros. Ao longo destes anos tem prestado enormes contributos à sociedade em geral, ao auxiliar com as suas análises, na compreensão de diversos fenómenos internacionais. Diante dos factos, familiares e amigos temem pela sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR