José Eduardo dos Santos: O homem produto do Sistema político

Nos últimos dias, temos visto circular diversas notícias, conjecturas e até fake news sobre o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Tudo começou em torno do seu estado de saúde e depois descambou em análises díspares sobre o valor e o desvalor da sua governação.

Sirvo-me deste espaço apenas para recordar que a obra governativa de JES é fruto do sistema político instalado pelo MPLA em Angola, desde 1975.

Este sistema tem como estratégia de poder o endeusamento da figura do dirigente máximo, chegando ao ponto de se ficcionar a historicidade da figura do dirigente. No tempo do primeiro Presidente, sempre que fizesse um discurso, dava azo à criação de uma efeméride.

Com JES não foi diferente. Até a sede da OMA já havia perdido a figura da sua patrona, Deolinda Rodriguês, a favor de um grande cartaz com a imagem de JES.

O estilo pessoal de direcção do país conta, mas pouco ou nada esse líder pode mudar, nas circunstâncias do sistema político que vigora em Angola desde 1975.

Hoje, já sem JES no poder, cá temos a reprodução do endeusamento do novo líder em todos os recantos da capital, e nos discursos políticos dos governantes, o que dá azo ao uso do mesmo poder de forma discricionária.

Deve-se corrigir o que está mal, na sua origem ou causa e não na sua consequência. Senão, Angola inteira continuará refém de um homem só com poderes plenipotenciários.

José Luís Mendonça
In página do Facebooc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR