A margem da reunião de Outono do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional que decorreu em Marrakesh (Marrocos), teve igualmente lugar na mesma cidade de 13 a 14 último, a Conferência Pan Africana das Mulheres Lideres, que abordou temas relacionados com a participação das mulheres empreendedoras no desenvolvimento sócio-econômico do continente.
Neste evento, foram atribuídos prêmios a mulheres líderes, entre as quais, a economista e jurista angolana Maria Luísa Abrantes, pelo papel desempenhado no fortalecimento do empreendedorismo das mulheres africanas e de jovens.
O seu contributo inicial mereceu o reconhecimento da Organização Pan Africana das Mulheres, após trabalhar num projecto da International Women in Business, para o PNUD, relactivo ao levantamento das mulheres inscritas em Associações Comerciais e Industriais na África do Norte e na África Subsaariana, e no apoio à criação de bases de dados e de criação de websites.
Neste processo, foi igualmente incluída a Rede da Mulher Angolana, na altura presidida pela empresária e deputada Maria do Carmo de Nascimento.
Receberam também prêmios de reconhecimento pela sua liderança, os vice- Presidente do Banco Mundial para África Ocidental e Central e para as Corporações, Osgame Diagana e Mercy Tonbom, o Director Executivo Abul Bello, a empresária namibiana Martha NGimbo, proprietária do Hotel Sharaton na Namíbia e a ex-ministra das Minas do Mali.