A aposta na província onde, há 20 anos, deu os primeiros passos e continua a crescer ao lado das comunidades
A OMATAPALO está presente com sete empresas na 30.ª edição da Feira Agropecuária Expo Huíla 2023, que abriu no passado dia 16 (quarta) e se estenderá até ao 20 de Agosto (domingo), no Complexo da Nossa Senhora do Monte, Lubango, cidade onde o Grupo nasceu há 20 anos e onde tem sido responsável por algumas das obras públicas mais emblemáticas.
No stand principal, estão amostras do desempenho e capacidade da OMATAPALO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, a ENERLINE (construção e manutenção de infra-estruturas de redes de transporte e distribuição de energia eléctrica, gás e telecomunicações), a DRILL GO (geotecnia e obras subterrâneas), a METALOSUL (metalomecânica), a SIEMA (instalações eléctricas e mecânicas) e a EMADEL CARPINTARIA (produção de mobiliário e carpintaria civil).
Em espaços autónomos, o Grupo expõe a EMADEL LAR (mobiliário e decoração de interiores) e a FAZENDA MUMBA (agro-negócio), que se localiza no município do Cuvango, perto da fronteira entre a Huíla e o Cuando Cubango.
Na área da construção civil, o Grupo executou as infra-estruturas integradas e a Circular Externa do Lubango, assim como a Ponte Eywa, a par da reabilitação da Sé Catedral do Lubango e da construção do Comando Geral da Polícia Nacional no Lubango. Destaque ainda para as obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento da Maternidade Irene Neto, no Lubango, e construção do Centro de Hemodiálise do Hospital Central do Lubango.
Entretanto, no âmbito das suas políticas de Responsabilidade Social A OMATAPALO tem assegurado ainda apoio a diversas instituições e comunidades na região, apadrinha várias casas da ALDEIA DE CRIANÇAS SOS LUBANGO, contribuindo com uma renda mensal a estes agregados, para apoiar as crianças e no intuito de fortalecer o seu processo de ensino e aprendizagem, para além do desenvolvimento psico-emocional da comunidade. A empresa apoia igualmente, através do fornecimento de refeições e material escolar, o Centro de Acolhimento Ninho, também no Lubango.
Tem igualmente dado suporte ao projecto da Paróquia da Mamã Muxima do Toco, a mais recente da Arquidiocese do Lubango, situada na comuna do Hoque, no município do Lubango, com 20 mil habitantes, tem merecido o apoio da OMATAPALO desde a sua fundação, em Março de 2012.
A OMATAPALO tem contribuído para este projecto com a construção de escolas do 1.º e 2.º ciclos de ensino, de dois hospitais equipados, da cozinha comunitária, do centro juvenil de formação profissional, da biblioteca, de uma moradia para as irmãs missionárias e de outra para alojar os médicos residentes, entre outros apoios diversos.
A OMATAPALO apoia, todos os anos, cerca de 400 crianças da comunidade do Tchivinguiro, no município da Humpata, contribuindo para que tenham acesso à assistência médica, medicamentos e alimentos. A empresa organiza regularmente doações de roupa, sapatos, brinquedos, artigos de uso doméstico, livros e material escolar à população daquela comuna – a última em Junho passado.
A OMATAPALO anunciou recentemente o patrocínio a um novo projecto na província, que tem como destinatários crianças e jovens em risco de exclusão social e insuficiência alimentar. Trata-se da criação da Escola de Música da Orquestra Camunga no Lubango, replicando a experiência da Camunga de Luanda, que a OMATAPALO já apoia através da oferta de refeições, instrumentos musicais e materiais escolares.
A OMATAPALO, um dos principais empregadores da região, é também o patrocinador principal do Clube Desportivo da Huíla e apoia as Festas da Nossa Senhora do Monte, que se prolongam ao longo do mês de Agosto na província.
Mas não é apenas pelas obras públicas emblemáticas, nem pelo patrocínio ao clube de futebol profissional da província que a OMATAPALO está tão presente na vida da província, já que o Grupo tem, desde a origem, tem a responsabilidade social e o apoio às comunidades como prioridades.
“O Lubango é o nosso berço, e é nesta cidade que mantemos a sede nacional da nossa empresa. Participar mais uma vez na Expo Huíla é, para nós, motivo de grande satisfação, pois será um momento de partilha com os visitantes do que temos vindo a fazer, sobretudo nesta província, para o bem-estar das pessoas e das comunidades, assim como para a criação de condições de maior competitividade para as empresas”, explica Manuel Edmar Manuel, porta-voz da OMATAPALO.