A VELHA E CONHECIDA POLÍTICA DO PÃO E CIRCO

RECADOS DA CESALTINA ABREU

“Mantenha um homem ocupado com as suas necessidades básicas e dele não terá tempo de pensar ou lutar pela sua liberdade plena”.

A frase “mantenha o povo ocupado com as suas necessidades básicas e ele não terá tempo para pensar na sua liberdade plena” traduz uma ideia associada a uma táctica de controlo social que visa a manutenção do poder. Ao direccionar a atenção das pessoas para a satisfação das necessidades básicas, como alimentação e segurança, ocupando o seu tempo e energia, impede-se que elas se engajem em discussões ou acções relacionadas à sua liberdade política, ao exercício da cidadania, e à busca pela liberdade plena. Esta estratégia, também conhecida como “dividir para melhor reinar” ou como uma forma de manter a população passiva, busca evitar a tomada de consciência política, a acção colectiva e a articulação de organizações e movimentos sociais que poderiam desafiar a ordem estabelecida. 

O foco na sobrevivência, retira das pessoas o tempo e a energia para reflectir, analisar e questionar a estrutura política, a falta de serviços, o desrespeito pelos direitos. A teoria da Pirâmide de Maslow (que referi dias atrás) explica que, enquanto estamos presos no ciclo de atender às nossas necessidades fisiológicas e de segurança, ficamos distantes da autorrealização e da verdadeira liberdade. Isso pode responder à pergunta: por que tantas pessoas passam a vida inteira focadas apenas em suprir as suas necessidades básicas?

Mas, por outro lado, importa considerar o controlo da narrativa, ou seja, ao manter a atenção no presente e nas questões imediatas, uma eventual agenda política e a luta por liberdades ficam em segundo plano. As melhores oportunidades são as que conseguimos produzir no nosso tempo livre, em geral, quando alcançamos o ápice da nossa criatividade. Então, a(s) rotina(s) também serve(m) para esconder das pessoas os problemas sociais, políticos, ambientais e outros. A rotina que atrela ao trabalho, algumas horas de entretenimento, através da TV ou outro meio, e o descanso em seguida, é uma das mais eficazes ferramentas de manipulação em massa da população. A velha e conhecida política do pão e circo!

Mais uma vez recorrendo à História, poderemos constatar que esta táctica de controlo social tem sido usada para desmobilizar a população, e evitar o surgimento e fortalecimento de qualquer tipo de oposição. 

Sonho com o dia em que a política esteja, finalmente, ao serviço do povo e não de interesses das elites. Mas para isso acontecer todos nós, o povo, temos de ganhar consciência política para não nos deixarmos enganar pelo marketing político dos grupos dominantes, que pretendem eternizar-se no poder. Não importa o quanto cada um gosta de política, temos de falar sobre isso, temos de nos organizar e criar alternativas ao status quo que o sejam, de facto, para não ficarmos reféns de ‘mudanças cosméticas’ ou, pior ainda, de ‘saltar da frigideira para o fogo’!

SaúdeCuidados (muitos, cada vez mais) e Coragem para lutar pela sociedade que queremos! 

Kandando daqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR