A desvalorização dos professores universitários

Adriano Manuel*

A banalização do ensino universitário por parte de quem governa, vem de a muitos anos. Observem que em 1993 os professores da Faculdade de Medicina em Angola, onde a actual ministra do Ensino Superior era docente, protagonizaram uma paralisação de quase cinco anos por falta de condições de trabalho e o Governo do MPLA  não  se pronunciou.

Os professores foram obrigados a retomar as aulas unilateralmente, sem resolução dos problemas queestavam na base da paralisação. Reiniciamos as aulas com condições piores,  antes da paralisação. O Governo  não moveu um único fio. Que se lixe o povo. Mortalidade? ‘bué’ por falta de médicos nos hospitais. Eles estavam nem aí.

Sucessivas greves foram surgindo, na perspectiva de ver melhoradas as condições de trabalho, salariais, mas nem por isso eles se vergaram. Que universidades são  essas em que as verbas  aprovadas só servem praticamente para pagar salarios? As nossas  universidades não  fazem investigação, com tanta matéria para investigar, por falta de dinheiro. A inexistência de laboratórios com qualidade influencia negativamente para a má qualidade de ensino.

No caso concreto do curso da Medicina, é  desastrosa a forma como  se ensina em Angola. Hospitais com laboratórios que fazem quase nada. Laboratórios sem reagentes. Como ensinar os futuros médicos a interpretar exames?

Politizaram o ensino universitário em Angola. Qual é o filho de um governante que estuda numa universidade angolana? Eles não  se importam com o ensino universitário poque os seus filhos não  estudan em Angola.Onde se formam os filhos deles? Nas maiores universidades estrangeiras, em  Inglaterra, Estados Unidos, França, Portugal entre outros.

Engana-se quem pensa que este governo e partido está  interessado no desenvolvimento de Angola. Macuto(mentira)! Estes sexagenários que governam este país e lutaram para a independência de Angola, com rarasexcepções tinham a lição bem estudada. Desgraçar o país, enriquecer e deixá-lo na desgraça.

Não  se compreende como é  que um governante rouba tanto dinheiro e deixa seu país  desgraçado. Esses senhores são  verdadeiros assassinos, feiticeiros. Têm  pacto com Satanás.

O pior de tudo  é  que ja ensinaram os mais jovens governantes como continuar  a desgracar o país. Para melhor reinar, investem pouco ou quase nada da educação e os poucos que observam Angola na perspetiva do desenvolvimento, são  perseguidos até  a morte.

Eles preferem  ter universidades onde a qualidade de formação é  péssima, para melhor reinar.

Quem vai continuar a governar? São  seus filhos que estudam fora de Angola. Por isso a nossa luta não é e nem será facil. Temos que orar muito.

*Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR