A CRIANÇA ESTÁ PARA O ADULTO ASSIM COMO O ADULTO ESTÁ PARA A MÃE… E AGORA À CLONAGEM

PAULA BIANCHI

Hoje: 17-03-2024-; estive a raciocinar no círculo da pequenez do meu cérebro. Assim o considero desde que consegui ler algures que o dos humanos é mais pequeno que o tamanho do olho de uma avestruz. E quando consegui compreender o teor dessa mensagem, me lembrei do meu autodidactismo praticado com regularidade, o que me permitiu aprender a ver horas em relógios de ponteiro. 

Recebi essa conquista como uma luz! Talvez, igual a de Thomas Edison. Claro, não rebentei com o laboratório, mas a experiência se tornou útil mais tarde, na aula sobre as horas.Hoje mesmo, me perguntei: quem sou? Tentei pela via autodidacta e a resposta não se fez ouvir. Prossegui nas perguntas: se o mundo tem guerras quem são os mais culpados? Os velhos ou as crianças? Quem inventou o ódio? E quem mais tem culpa? Os velhos ou os jovens? A ignorância é um mal? Por que é? O erro existe ou não? E quem são os culpados? Os velhos ou as crianças? As conquistas da humanidade surgiram ou não de erros? Todas elas têm base em acertos? Então sobre quem recai a responsabilidade, se taxar como culpa soa pouco intelectual a muitos? Aos mais-velhos ou às crianças? Importa corrigir os erros ou persistir neles? A quem cabe essa empreitada? Aos velhos ou às crianças? Quem deve responder pelos problemas que afectam a humanidade? Os que nasceram primeiro ou os que nasceram depois? Vejo muitas crianças, serão, em um breve amanhã, culpadas das guerras? Da prostituição? Da inveja? Das más decisões? Do mal? Sim, o mal presente nas pessoas e em todo o lugar. Serão elas, as responsáveis por todos esses problemas? Os adultos de agora, foram crianças de outrora e quando chegaram a este planeta, o que fizeram? Que não teve um erro sequer? E que as crianças viram e se orientaram por esses exemplos, presentes na interacção humana. Da outra vez um menino ameaçava com uma arma de fogo um outro que passava. Tinha-a tirado do pai que era militar.De quem é a culpa da violência viral? Dessa criança ou das sociedades que valorizam a barbárie? Quem deve mudar o cenário? Os adultos ou as crianças? Queremos salvar a terra? Ou matar as crianças com os adultos nela? 

O meu cérebro minúsculo só consegue perguntar: se a burrice é defeito, como se ouve, então por que é que os considerados inteligentes são mortos? Aconteceu no Brasil. Um homem inventou um carro que funcionava à água potável e o apresentou publicamente. O Senhor apareceu morto dois dias depois. Ninguém investigou, estranhamente… a partir daqui, a inteligência passou a reflectir o mal. E de quem a culpa? Dos adultos que o mataram ou da criança que ele foi e acreditou na auto-aprendizagem e nas palavras de mais-velhos…

18.03.2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR