ORLANDO VICTOR MUHONGO TORNA-SE NO PRIMEIRO ANGOLANO A CONCLUIR DOUTORAMENTO EM ESTUDOS GLOBAIS PELA UAB DE PORTUGAL

Orlando Victor Muhongo torna-se no primeiro cidadão angolano a concluir o Doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta de Portugal (UAb). O facto histórico teve como momento emblemático a entrega da Carta Doutoral, acto realizado na segunda-feira, 3 de Novembro, na sede da UAb, em Lisboa. 

O percurso académico iniciou em Setembro de 2021 e culminou em Junho de 2025 com a defesa de uma Tese que incide sobre o campo da imigração intra-africana para Angola, especificamente para Luanda, Aprovada com Distinção.  

Os Estudos Globais abarcam um campo interdisciplinar relativamente recente, cuja finalidade consiste em abordar as transformações derivadas da globalização — migrações humanas, fluxos de capital, intercâmbios e comunicações transnacionais, interdependência económica, mudança climática, cultura global, dentre outras.

Na esfera de actuação dos Estudos Globais convergem disciplinas como a sociologia, ciência política, relações internacionais, história, economia, estudos culturais, etc.  

O doutoramento em Estudos Globais constitui um desenvolvimento académico, que surge como resposta à constatação de que as disciplinas clássicas não oferecem interpretações capazes de explicar, de forma abrangente, a complexidade da globalização.  

A Universidade de Sophia, no Japão, foi a primeira a institucionalizar um programa de doutoramento em Estudos Globais, em 2005. Nos EUA, o doutoramento em Estudos Globais foi introduzido pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, em 2006, tendo sido seguida posteriormente por outras instituições académicas norte-americanas, como a Universidade de Massachusetts, em Lowell, a Universidade da Carolina do Norte, em Chapel, e outras. No que concerne ao continente europeu, o doutoramento em Estudos Globais surgiu com o programa de Estudos Globais da Universidade Humboldt de Berlim, em 2014, seguido pelo Instituto de Estudos Globais da Universidade de Genebra, em 2015.   

Quanto a Portugal, a Universidade Aberta é pioneira na institucionalização do doutoramento em Estudos Globais naquele país. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto deu início ao “Doutoramento em Estudos Globais e do Desenvolvimento”, apenas neste ano lectivo de 2025. Portanto, este curso ainda não produziu finalistas. Logo, Orlando Victor Muhongo pode ser considerado o primeiro cidadão angolano a concluir o Doutoramento em Estudos Globais, não apenas na Universidade Aberta, mas sim a nível de Portugal.       

Orlando Muhongo é, igualmente, Mestre em Relações Interculturais, Pós-Graduado em Direito das Migrações e licenciado em Relações Internacionais.  

Desde 2008, Orlando Muhongo tem colaborado como Analista de Relações Internacionais em diversos órgãos de comunicação social e em plataformas de mídias digitais a nível de Angola, Moçambique, Portugal e Brasil, prestando contributo na interpretação de fenómenos políticos e sociais no âmbito nacional e global. O mesmo é igualmente autor de seis livros e de diversos artigos de análise.     

Agora com o grau de Doutor, Orlando Victor Muhongo revelou que o referido título resulta de um percurso árduo, de muitos desafios e incertezas, mas que o mesmo está à disposição do país com vista a unir-se aos esforços colectivos que visam o alcance do progresso de Angola.

Finalmente, o Dr. Orlando Victor Muhongo não deixou de exprimir os seus agradecimentos a Deus por permitir que concluísse o curso, à sua mãe, aos seus filhos e familiares, aos poucos amigos que sempre estiveram presentes nos momentos difíceis, ao Coordenador do doutoramento e a sua equipa, aos seus orientadores, aos professores em geral e aos colegas da referida trajectória académica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR