SONANGOL PAGA JUROS DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIADAS NA BODIVA PARA 2023/2028

Pela segunda vez no decurso deste ano e cumprindo com o estabelecido, a Sonangol EP honrará o pagamento dos juros aos detentores das Obrigações mediadas há cerca de um ano por via da Bolsa de Dívida e Valores de Angola e os seus agentes referentes ao período 2023-2028, pelo que, tem já disponível o valor de Kz 6 616 438 356,16 (seis mil seiscentos e dezasseis milhões, quatrocentos e trinta e oito mil, trezentos e cinquenta e seis kwanzas e dezasseis cêntimos).

Segundo uma nota de imprensa distribuída quinta-feira (5) pela sua Direcção de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social, a transferência dos montantes para os titulares das Obrigações (cupão n.º 2 com o código ISIN: AOSNLEDOFA16) inicia a 14 de Setembro próximo, mas estarão “sujeitas a retenção do Imposto Sobre Aplicação de Capitais”, conforme as regras de tributação aplicáveis e taxas em vigor à data do pagamento. Esse montante representa mais 71.917.808, 21 (setenta e um mil e 917 milhões e 808 mil e vinte e um cêntimos) que o pagamento do cupão n.º 1, que decorreu em Março. Contudo, refere também a nota, “em virtude de a data coincidir com um sábado, apenas será processado no dia 18 de Setembro, conforme a convenção do dia útil seguinte”, descrito nas cláusulas de acesso às Obrigações. 

O pagamento dos juros das Obrigações será efectuado através da Central de Valores Mobiliários (Código BODIVA SNLEDOFB), enquanto o agente pagador dos juros referentes ao cupão n.º 1 (com o código ISIN: AOSNLEDOFA16), foi o Banco BAI, S.A. O montante disponibilizado na altura foi de Kz 6 544 520 547,95 (seis mil quinhentos e quarenta e quatro milhões, quinhentos e vinte mil, quinhentos e quarenta e sete kwanzas e noventa e cinco cêntimos).

Recordamos que, a Sonangol tornou-se, a 15 de Setembro de 2023, na primeira empresa não financeira de direito angolano que viu as suas obrigações admitidas para negociação em bolsa, atingindo um rácio de cobertura sobre a oferta de 111,94%, o que constituiu cerca de 1.486 beneficiários, sendo 76 empresas e 1.410 particulares, estatísticas que demonstraram o interesse das famílias em diversificarem as suas fontes de receitas, bem como o grau de literacia financeira crescente no país.

Participaram na intermediação da subscrição das obrigações ordinárias representativas do empréstimo obrigacionista o Banco Standard Bank, BFA Capital Market e Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários Aurea.

O investimento mínimo realizado para as Obrigações Sonangol 2023-2028 foi de Kz 100.000 correspondentes a 10 Obrigações por cinco anos, com taxa de juro de 17,50% ao ano, e os pagamentos são efectuados a cada semestre, nos períodos de 14 de Março e 14 de Setembro de cada ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR