AS DIFERENÇAS ENTRE A ‘MOSCA’ E A ‘ABELHA’

RECADOS DA CESALTINA ABREU

 “Por mais que a abelha explique à mosca que a flor é melhor que o lixo, a mosca não entenderá, porque sempre viveu no lixo”. 

A metáfora da abelha e da mosca convida-nos à reflexão sobre a importância da perspectiva, da forma como escolhemos ver o mundo, e de ter um propósito de vida. E cada um vive na sua verdade. 

É uma lição valiosa sobre a importância de ter um propósito de vida, manter o foco e a determinação para o alcançar/concretizar, e escolher sabiamente as companhias.  Esta metáfora chama, ainda, a atenção para o seguinte: apesar de ambas pertencerem à mesma classe Insecta do grupo mais diversificado do reino animal, de ambas terem asas, voarem, estarem em constante movimento, nas suas ‘vidas’ optam por caminhos bem diferentes: enquanto a mosca é atraída pela sujeira, pelo lixo e pelos restos, concentrando-se no que há de pior, a abelha busca incansavelmente as flores, focando na beleza e na doçura do néctar, e transforma isso em mel.

Como aplicar essa lição nas nossas vidas? 1.º Pensar no foco: Para onde está direcionada a nossa energia? Para o que é construtivo e valioso, ou para o que é problemático e negativo? 2.º Definir objectivos: Ter um propósito bem definido e investir tempo e energia em coisas que realmente nos preenchem e agregam valor às nossas vidas; 3.º Escolher com sabedoria: Não vale a pena tentar convencer quem não tem a mesma visão ou interesse no que é positivo. Saibamos reconhecer, e afastar-nos, de pessoas e situações que drenam as nossas energias sem gerarem nenhum valor.

Nessa 4.ª feira, Saúde, Cuidados e Coragem para estabelecer propósitos de vida, decidir os caminhos a seguir e enfrentar, não desistir, e fazer boas escolhas de ‘companheiros’ para a jornada! 

Kandando daqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR