A Sonangol participa, pela primeira vez, na Mining Indaba, a maior conferência de mineração de África que decorre na cidade do Cabo (África do Sul), com o objectivo de apresentar os seus projectos no sector mineiro, com destaque para os minerais críticos.
Segundo o presidente da Comissão Executiva (PCE) da empresa, Mário Graça, o propósito é também a apresentação do portefólio de produtos lubrificantes da empresa destinados à indústria extractiva.
Em declarações à imprensa, Mário Graça explicou que a presença da empresa nesse importante evento enquadra-se na estratégia de diversificação do seu portefólio e no compromisso com o processo de transição energética.
Disse também que a Sonangol está envolvida no desenvolvimento de um projecto de minerais críticos, actualmente em fase de prospecção e desenvolvimento, cujo objectivo é a produção de quartzo, matéria-prima essencial para a produção de painéis solares.
“O projecto insere-se no nosso processo de transição energética, tendo em conta que a Sonangol está igualmente envolvida em grandes projectos de produção de energia eléctrica, em particular de energia fotovoltaica, onde os painéis solares assumem um papel determinante”, afirmou.
Para além do segmento mineiro, a Sonangol participa igualmente na Mining Indaba através da sua área de distribuição e comercialização, com enfoque nos produtos lubrificantes, largamente utilizados no funcionamento diário da indústria mineira.
Mário Graça salientou que a Sonangol detém a única fábrica de lubrificantes do país, facto que permite apresentar, neste certame internacional, um portefólio completo de produtos capazes de responder às necessidades do sector mineiro e de outros sectores estratégicos da economia nacional.
“A nossa presença resulta de uma combinação entre a divulgação dos nossos projectos, a dinamização da marca Sonangol, a promoção dos nossos produtos lubrificantes e a apresentação da nossa entrada no sector mineiro”,sublinhou.
O PCE acrescentou que a participação da Sonangol na conferência visa igualmente a captação de parceiros e investidores, tanto para o negócio dos lubrificantes, através da identificação de potenciais clientes, como para os projectos mineiros, para atrair parceiros que possam agregar valor e contribuir para o seu desenvolvimento.
A Mining Indaba decorre anualmente na Cidade do Cabo, República da África do Sul, e reúne governos, empresas, investidores e especialistas do sector mineiro provenientes de várias partes do mundo.











