PRATICAR A ARTE DE VIVER JUNTOS

RECADOS DA CESALTINA ABREU (30)

“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos”.

Martin Luther King Jr.

Esta metáfora, de Martin Luther King Jr., sugere que o ser humano domina os céus e os mares, mas falha no mais simples: viver em paz, como irmãos. Ela destaca o descompasso entre o imenso progresso tecnológico/científico da humanidade e o lento avanço – com muitos retrocessos como os actualmente em curso – nas relações humanas, no pouco cuidado e empatia, e na criação das condições para uma convivência pacífica. Esta reflexão aponta a falha em alcançar a fraternidade universal, priorizando as conquistas materiais ao desenvolvimento do capital humano, social e ético. 

Construções socioeconómicas e culturais e divisões ideológicas fragmentaram a humanidade, com a consequente perda da essência humana devido a crenças, racismo, poder – política & economia -, sendo urgente promovermos uma ampla reflexão sobre a importância da ‘unidade na diversidade’ e da tolerância. É cada vez mais urgente buscar, nos vários contextos sociopolíticos, económicos e culturais, as bases para um entendimento de que somos todos parte da mesma humanidade, a partir do qual se poderá tecer a reconciliação através do reconhecimento das diferenças e da valorização das comunalidades.

A mensagem central realça a urgente necessidade de aprender a conviver em harmonia e amor, superando o racismo, preconceitos e conflitos, sob o risco de uma destruição mútua e massiva. Embora relacionada com o discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho um Sonho), de 1963, no âmbito das suas lutas por igualdade e direitos civis, a frase continua extremamente actual, convidando à mudança de comportamento e à valorização do ‘outro’ – todos os nossos ‘outros’ -, para construirmos um mundo mais fraterno. 

Saúde, Cuidados e coragem para sermos porta-vozes e activistas da causa “Vamos praticar a arte de viver juntos”.

Kandando daqui! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR