A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), em conjunto com o Grupo Empreiteiro do Bloco 15/06, Operado pela Azule Energy (36,84%) e seus parceiros, a SSI Fifteen Limited (26,32%) e a Sonangol E&P (36,84%), anunciaram ontem em Luanda, a descoberta de um poço de exploração na Bacia marítima do Baixo Congo, em Angola, com estimativas que apontam para um volume de petróleo de aproximadamente 500 milhões de barris.
Segundo uma nota de imprensa da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis tornada pública ontem (13), a perfuração do poço, localizado no Bloco 15/06 e baptizado com a denominação Algaita-01, iniciou a 10 de Janeiro de 2026, a uma profundidade de água de 667 metros e aproximadamente a 18 km do FPSO Olombendo e foram interceptados arenitos portadores de petróleo, em intervalos de reservatório do Miocénico Superior.
As operações de perfuração, refere a nota, foram concluídas com sucesso a 26 de Janeiro, seguindo-se a realização de registos avançados de avaliação de formação, para analisar a qualidade do reservatório e as características dos fluidos.
A interpretação preliminar dos registos de perfilagem por cabo (wireline logging) e da amostra de fluidos indicam a presença de múltiplos intervalos de reservatório com excelentes propriedades petrofísicas e mobilidades de fluido.
De acordo com declarações atribuídas ao PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, “a descoberta do poço Algaita-01, no Bloco 15/06, reafirma o elevado potencial da Bacia do Baixo Congo e a consistência da estratégia de exploração em curso, criando condições favoráveis para uma monetização célere, com impactos positivos na produção nacional e nas receitas do Estado”.
Aquela entidade referiu de igual modo, que “ANPG incentiva a continuidade da identificação de novas oportunidades, ao abrigo dos mecanismos de incentivo vigentes, com destaque para o Decreto 8/24, sobre Produção Incremental, bem como o Decreto 5/18, sobre o regime jurídico, que permite a pesquisa dentro e na proximidade das áreas de desenvolvimento”.
Em complemento, Joe Murphy, CEO da Azule Energy, afirmou que “os resultados do Algaita-01 reforçam um longo e bem-sucedido histórico de 22 descobertas, confirmando, uma vez mais, a excepcional eficácia do sistema petrolífero no Bloco 15/06”.
A presença de múltiplas instalações de produção nas proximidades, prosseguiu Joe Murphy, “aumenta ainda mais o valor deste novo sucesso exploratório”. E manifestou o sentimento de orgulho de todos, incluindo dos parceiros intervenientes, por se “alcançar mais um resultado significativo, e de continuar a criar oportunidades para crescimento futuro”.











