QUE O MUNDO TENHA PAZ E HARMONIA

Apelo do líder chinês Xi Jinping para o ano novo

Hoje, o mundo não está pacífico. Há muitas regiões que sofrem com guerras e conflitos. Os chineses valorizam a paz, e estamos dispostos a promover, junto com a comunidade internacional, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado e um mundo melhor, tendo em consideração o futuro da humanidade e o bem-estar dos povos”.

A garantia é do presidente da China, Xi Jinping, expressa na véspera da entrada no ano novo através do Grupo de Mídia da China e da Internet, a partir de Beijing.

Em 2023, disse o líder chinês “nós continuamos a lutar e a avançar com esforços árduos. Experimentamos tempestades de vento e chuva, apreciamos belas paisagens e alcançamos resultados tangíveis. Todos nós guardamos na memória as dificuldades que já superamos nesse ano e, ao mesmo tempo, estamos cheios de confiança no futuro promissor”.

Considerou que no ano que findou o seu país andou com passos sólidos, com uma “transição estável no trabalho da prevenção e controle da epidemia de Covid-19. A economia do nosso país continuou a sua recuperação e manteve uma tendência de melhoria, e o desenvolvimento de alta qualidade foi promovido de forma sólida. O moderno sistema industrial se tornou mais aperfeiçoado com a ascensão rápida de um grupo de novas indústrias-pilar, verdes e caracterizadas pela aplicação de tecnologias de ponta e inteligente. A produção de grãos registrou uma boa colheita pelo vigésimo ano consecutivo, a proteção ambiental obteve mais êxitos notáveis e o revigoramento rural alcançou novos avanços. Novas páginas foram escritas no revigoramento pleno do Nordeste e novos progressos foram obtidos na construção da Nova Zona de Xiong’an. O Cinturão Econômico do Rio Yangtzé se desenvolveu vigorosamente e a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau avançou de forma pioneira. A economia chinesa se tornou mais sólida e forte ao resistir grandes tempestades”.

Uma China cheia de vigor e dinamismo

Xi Jinping garantiu que “nesse ano, andamos com passos fortes. Por meio de esforços constantes, a China apresentou eruptiva força de inovação e efusiva vitalidade de desenvolvimento. O grande avião C919 começou seus voos comerciais, o primeiro navio de cruzeiro de fabricação chinesa concluiu sua navegação teste, as espaçonaves Shenzhou realizaram missões sucessivas no espaço e o submersível tripulado Fendouzhe bateu recorde de profundidade de mergulho. Produtos de marcas nacionais foram bem-recebidos, celulares de fabricação chinesa esgotaram no mercado e automóveis de novas energias, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos acrescentaram novas reputações à fabricação chinesa. A China, com ânimo de auto-fortalecimento e perseverança, esforçou-se para chegar a novos patamares, cujas inovações avançam dia a dia em todo o território”. 

Nesse ano, ressaltou ainda o líder chinês, “andamos com vigor e energia. Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Asiáticos de Hangzhou foram bem-sucedidos, nos quais os atletas conquistaram resultados consideráveis. O turismo registrou uma expansão no número de turistas, o mercado cinematográfico apresentou avanço, a “superliga de futebol de aldeia” e as “galas de aldeia” mostraram o dinamismo rural e a vida de baixo carbono se tornou gradualmente uma tendência. A atmosfera aconchegante de vida e o entusiasmo do trabalho já recuperado simbolizam a demanda das pessoas por felicidade, também demonstram uma China cheia de vigor e dinamismo”.

“Nesse ano, andamos com confiança. A China é um grande país que herda uma grande civilização. Nesse vasto território, a fumaça solitária no deserto e o chuvisco ininterrupto na planície deixam as pessoas fascinadas, lembrando da história milenar. As curvas fechadas do Rio Amarelo e a corrente impetuosa do Rio Yangtzé deixam as pessoas plenas de orgulho e entusiasmo. As culturas primitivas preservadas nas ruínas de Liangzhu e Erlitou, o legado da escrita em ossos oraculares contido nas ruínas de Yin, o acervo precioso cultural preservado nas ruínas de Sanxingdui, a herança cultural conservada no Arquivo Nacional de Publicações e Cultura. A grande China, com uma história tão longa e uma cultura tão rica, é a nossa fonte de confiança e origem de força”.

Segundo Xi Jinping, “a China abraça o mundo enquanto busca seu próprio desenvolvimento, assumindo também suas responsabilidades como uma grande nação. Realizamos a cúpula China-Ásia Central e o 3º Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional. Recebemos, como anfitriões, amigos e convidados provenientes dos cinco continentes em uma série de atividades diplomáticas. Visitei vários países e estive presente em conferências internacionais. Reuni-me com amigos de longa data e conheci novos parceiros. Em todas essas ocasiões compartilhei as propostas chinesas e aprofundamos os consensos alcançados. Apesar das mudanças pelas quais o mundo passa, a paz e o desenvolvimento continuam sendo os temas principais, enquanto a cooperação de ganha-ganha é perene em qualquer situação”.

O povo é sempre o maior apoio para transpormos todos obstáculos

Xi Jinping considerou que “no caminho em frente, é normal encontrar tempestades. Há empresas que enfrentam dificuldades com seus negócios, há pessoas que encaram problemas ao buscar emprego e na vida, há regiões que foram afectadas por calamidades naturais como enchentes, tufões e terremotos. Fico preocupado com tudo isso. Sem medo, diante das intempéries, vocês enfrentaram desafios e superaram dificuldades com coragem e ajuda mútua, o que me comoveu muito. Tanto os agricultores que trabalham no campo com grande diligência, quanto os operários que se empenham em seu trabalho; tanto os empreendedores com espírito de luta quanto os soldados que se dedicam à defesa e salvaguarda da pátria, pessoas de todos os sectores sociais estão contribuindo extraordinariamente! O povo é sempre o maior apoio para transpormos todos obstáculos”!

Em 2024, o maior gigante económico da Ásia e uma das maiores economias do mundo, celebra os 75 anos da fundação da República Popular da China. Xi Jinping garantiu que levarão adiante “a modernização chinesa, e aplicar a nova filosofia de desenvolvimento de forma completa, precisa e abrangente. Devemos acelerar a criação de uma nova dinâmica de desenvolvimento, promover o desenvolvimento de alta qualidade e coordenar o desenvolvimento e a segurança. É necessário buscar progresso com base na estabilidade, e promover a estabilidade pelo progresso. É preciso adotar uma nova estrutura antes de abolir a antiga, consolidar e fortalecer a boa tendência de recuperação econômica, de modo a garantir a estabilidade e a sustentabilidade econômica. Devemos aprofundar a reforma e abertura em todos os aspectos, elevar e estimular a confiança no desenvolvimento e aumentar o vigor econômico. Vamos dedicar maiores esforços para aperfeiçoar a educação e progredir em ciência e tecnologia, além de formar talentos. Continuaremos a apoiar Hong Kong e Macau no desempenho de suas próprias vantagens, a manterem a prosperidade e a estabilidade de longo prazo durante a sua integração no desenvolvimento geral do país. A reunificação da pátria é uma tendência inevitável da história. Os compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan devem apertar as mãos, com vontade comum para compartilhar a grande glória da revitalização da nação”.

O presidente chinês assegurou que “a nossa meta é grande, mas também simples. Afinal de contas, é oferecer melhores condições de vida para a população. A criação e a educação de crianças, a empregabilidade e a formação de jovens, assim como a assistência médica e o cuidado de idosos são assuntos de cada família, mas também do Estado. Precisamos envidar esforços conjuntos para desenvolver esses trabalhos. Hoje em dia, enfrentamos um ritmo acelerado da sociedade. Somos muito ocupados e há um grande stress tanto com o trabalho quanto com a vida. Devemos cultivar um ambiente social repleto de amor e harmonia, ampliar um espaço de inovação cheio de inclusão e dinamismo, e criar condições de vida convenientes e confortáveis, para que todos sintam alegria e concretizem seus sonhos”.

No domínio da estabilidade internacional, o presidente chinês foi peremptório em afirmar que “hoje, o mundo não está pacífico. Há muitas regiões que sofrem com guerras e conflitos”. Contudo, deixou claro que “os chineses valorizam a paz, e estamos dispostos a promover, junto com a comunidade internacional, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado e um mundo melhor, tendo em consideração o futuro da humanidade e o bem-estar dos povos”.

“Nessa noite, com as luzes brilhando em todas as casas, vamos desejar que o nosso país desfrute da prosperidade e que o mundo tenha paz, segurança e harmonia! Que todos tenham felicidade, tranquilidade e saúde!” – concluiu o presidente chinês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR