
RECADOS DA CESALTINA ABREU(11)
“Não importa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr”.
A imagem acima retrata o “Ciclo da Sobrevivência”: ao nascer do sol na savana africana, gazelas em alerta e leões farejando a caça do dia. No seu livro “Nascidos para Correr” (2009), Christopher McDougall (atleta e pesquisador em medicina desportiva) popularizou um provérbio africano que diz o seguinte: “Toda manhã na África, a gazela acorda. Ela sabe que precisa de correr mais rápido que o mais rápido dos leões para sobreviver. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa de correr mais rápido que a mais lenta das gazelas senão morrerá de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr”.
No livro, a metáfora de motivação ressalta a essência do provérbio: independentemente de ser um leão ou uma gazela, a sobrevivência e o sucesso exigem esforço máximo e constante. Destaca, ainda, que a competição é constante e que, para prosperar, é necessária a superação diária. E a conclusão é: mantenha-se em movimento. Quando o sol nascer, comece a correr!
Sabemos que os provérbios são ditados populares que transmitem sabedoria, conselhos práticos ou lições morais, baseadas no senso comum e na experiência de vida, sendo transmitidos, oralmente, de geração em geração. Então, são para ser levados a sério!
Mas… há sempre um ‘mas’. Correr só à-toa? Faz sentido? Não será mais interessante aconselhar a acordar, pensar no que há para fazer para conseguir o que se pretende — a refeição ou escapar de ser caçado/a —, planear como o conseguir com eficácia e eficiência, ou seja, poupando esforço e tempo?
Façamos como os maratonistas experimentados, que administram as suas corridas, e não como o/a corredor/a de 1.ª viagem, que larga que nem um/a louco/a e sucumbe antes de terminada a prova!
Vamos correr, mas com inteligência. Usemos o tempo, a energia e a inteligência para conseguirmos ‘caçar’ ou, se estivermos no lado oposto, para saber escapar de ‘ser caçado/a’.
Bom sábado, com saúde, para nos mantermos em movimento. Cuidados para correr atrás dos nossos objectivos com a devida preparação, e a coragem para não desistir da luta diária.
Kandando daqui!










