A PIOR DAS CEGUEIRAS É A MENTAL

RECADOS DA CESALTINA ABREU(8)

“A pior cegueira é a dos que não sabem que estão cegos” — Clarice Lispector

Esta é uma expressão de Clarice Lispector no livro “A Descoberta do Mundo” (Editora Rocco, 1999), para denunciar que a cegueira mais grave não é a física, mas a mental ou espiritual.

Esta é a metáfora da cegueira, denunciando que não é a cegueira física que é a limitação. É a cegueira mental que impede o crescimento, a constatação e aceitação da verdade, e a capacidade de agir em consonância, tornando o indivíduo dependente dos seus próprios preconceitos, ou refém da desinformação escolhida, mesmo quando confrontado com factos. 

Como também reflectiu José Saramago, “A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos pela frente”. É a incapacidade de reconhecer a própria ignorância, os próprios erros, ou a realidade óbvia e desconfortável, preferindo a ilusão ou a negação por conforto ou por comodidade. É não querer ver a verdade, mesmo quando ela está escancarada, evidente. É a ignorância confortável de quem se refugia na falta de conhecimento porque a verdade traria dor, responsabilidade de agir e esforço para mudar. Mas o maior problema, ainda, é não ter consciência do próprio estado de “cegueira”, seja por vaidade, medo ou por desinteresse em se iluminar ou entender.

Com quanta gente cruzamos nos atalhos da vida que caminha de olhos abertos, mas com a mente e o coração fechados!!! Veem tudo, mas são incapazes de entender e agir em conformidade. Veem tudo, menos a si mesmos e ao que importa. E, regra geral, o cumprimento / saudação tão comum entre nós: Como é, tudo bem? É assim uma frase, tipo ‘tampão’: está, sim, tudo bem! Não pergunta mais nada, não complica! 

Precisamos de sair desse ‘modo’ conformista e encarar a ‘real(i)dade’ que está tudo menos ‘bem’!

Saúde, cuidados e coragem para olhar e ver, e se conseguir ver, observar para entender. E depois, agir! 

Kandando daqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PROCURAR