A Sonangol Gás e Energias Renováveis (SNL G&ER) inaugurou hoje (24 de Setembro) a primeira estação de carregamento de veículos eléctricos, no âmbito da estratégia de diversificação energética e de apoio à mobilidade sustentável em Angola.
Segundo uma nota de imprensa dos órgãos de apoio da concessionária nacional de petróleo, gás e derivados, o novo serviço integrado na rede nacional de pontos de abastecimento da Sonangol foi instalado no posto de abastecimento do Kilamba Kiaxi, em Luanda, e enquadra-se nas acções dessa companhia para redução dos níveis de carbono, de promoção a inovação tecnológica e de incentivo a transição energética no país.
A nota dá igualmente conta, que a cerimónia foi dirigida pelo administrador Jorge Vinhas, que tecendo breves considerações de ocasião declarou que, com esta estação, a Sonangol reforça a sua infraestrutura local. De igual modo, recordou, que para além de “apoiar a redução de emissões e a melhoria da qualidade de vida, a mobilidade eléctrica é cada vez mais um factor de competitividade para as cidades, e contribui para um ar mais limpo, menos ruído e uma circulação mais inteligente”.
Por sua vez, Manuel Barros, PCE da SNL G&ER, considerou que a intervenção naquele posto decorreu em apenas seis meses e assume um cariz especial, porque é composto por 210 painéis fotovoltaicos, tem um sistema de armazenamento de energia de mais 387 kWh, factores que, como justificou, orgulha todos os que estiveram envolvidos nessa primeira iniciativa.
Com esta iniciativa, a empresa dá um passo importante para responder às necessidades do mercado emergente de veículos eléctricos, oferecendo aos clientes uma alternativa moderna, eficiente e ambientalmente responsável no abastecimento automóvel.
A actividade contou também com a presença de Manuel Xavier, em representação do MIREMPET, de Luís Fernandes, director-geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo, Carlos Peres e Amarildo Emanuel, vogais da SDC e SNL G&ER, directores corporativos e das unidades, autoridades locais, parceiros e clientes do sector energético e automóvel.
Conforme a nota de imprensa, a “Sonangol reafirma, assim, o seu compromisso de liderar iniciativas que potenciem o desenvolvimento sustentável de Angola, criando infraestruturas que acompanham a evolução do sector dos transportes, e contribuem para uma mobilidade mais limpa e acessível”.


